sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Setembro Amarelo : Suicídio na Adolescência

Imagem relacionada

Olá  Pessoal

O Tema de hoje eu queria a muito tempo falar e nunca tive coragem , mas hoje é o dia que eu tiro meus medos e falo sobre algo que mexe com o mundo todo SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA.

Resultado de imagem para tumblr suicídio

De acordo com a Organização mundial da Saúde (OMS) mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo ou seja a cada 40 segundos alguém morre . 
Se a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio , a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida . As taxas de suicídio vêm aumentado globalmente . Estima-se que até 2020 poderá ocorrer um incremento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo . 

O Suicídio ente os jovens aumento em todo o mundo , principalmente aqui no Brasil .
Este ato pode correr entre jovens de 12 as 21 anos ou até mais . Geralmente ocorre porque a adolescência é um período de transição, de transformações e de inúmeros conflitos internos, e por isso existe um maior risco de depressão, transtorno bipolar e de ceder a pressões impostas pelos outros ou pela sociedade.

O comportamento suicida se divide em 3 fases: pensar em suicídio, tentativa de suicídio e consumação do suicídio. O jovem que pensa um tirar sua vida, acredita que não existem soluções para os seus problemas, e normalmente dá sinais de um desequilíbrio emocional, mas que podem passar despercebidos por familiares e amigos. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que o adolescente está pensando nessa possibilidade. Veja quais são estes sinais que podem indicar o risco de suicídio.

Eu mesma já tive pensamentos suicidas , nunca tive a tentativa mais os pensamentos sempre me rodeavam e posso confessar que rodeiam . Por causa da sociedade eu me achei muitas vezes a excluída do mundo , por não ter o corpo , o cabelo , estilo "perfeito" . Quem nunca estava vendo a televisão e passou uma propaganda de cabelo onde o cabelo cacheado era o antes e o liso perfeito era o depois , ou da mulher meio gordinha , de pernas grossas como o antes e a magra com suas pernas malhadas de depois , também tem o fato dos seios , os pequenos de antes e os grande com silicone de depois . Pois é eu passei minha adolescência vendo isso e não foi só este fato que me levava a ter pensamentos de suicídio , também tinha o fato de não ter minha mãe por perto com eu queria . Vou fazer um resumo para vocês intenderem melhor  " Minha mãe teve AVC ( acidente vascular cerebral) com isso ela teve uma feria em uma das pernas e teve que amputar , depois de um tempo estava indo para a outra perna e teve que ser amputada também . Por fim minha mãe ficou acamada por 8 anos e eu vim morar com minha irmã e cunhado ( a quem eu tenho que agradecer sempre a Deus por ter coloca eles na minha vida ) e acho que o fato de eu nunca ter tentado me matar ou me matar mesmo foi por pensa nestas pessoas que tanto amo . Neste período eu tinha meus 11 anos e bom estava entrando na adolescência e foi onde tudo mudou , meus pensamentos mudaram e com esta mudança muitas das vezes olhando minha mãe eu me sentia inútil por não pode ajuda-la e por me senti assim muitas das vezes a solução correta parecia a morte . " Sei que pode ser muito pouco para você que esta lendo ou não pode ser o grande motivo e você se pergunta "Porque ela não cometeu o suicídio?" ; Bom não foi com ajudas de especialistas e nem meus familiares , que até hoje não sabem o que sempre se passou dentro de mim , mais sim uma força que veio de dentro de mim para me manter viva chamo isso de Deus , ele me ajuda sempre a tirar estes pensamentos.
Como disse não passei em especialistas e creio que algum dia tenho que passar por que estes pensamentos nunca vão embora de vez e em recaídas eu possa não resistir , sim isto é uma tentação e todos os dias vem .

Só tenho a diz a pessoas que acham que os jovens que cometeram o suicídio eram pessoas fúteis , ou como alguns falam " é frescura destes jovens " não , não é . Este é um assunto muito sério que todos os familiares , todas as pessoas deveriam falar e refletir sobre para que o Setembro amarelo seja só um simples Setembro e não uma grande tragédia .

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares , por favor deixe comentários o que vocês acharam .