quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pensamentos que se elevam



O que vem depois desta vida? Quantos questionamentos são multiplicados, sempre na busca de uma explicação convincente. A humanidade procurou e procura por respostas. As inquietações são persistentes, chegam exceder a imaginação. Os mais céticos gostam de trocadilhos simples que facilitam colocar ponto final em tudo. Outros elevam o pensamento, preferindo optar por sentir profundamente a vida. Não dispensam explicações, mas acreditam que algo tão maravilhoso não poderia simplesmente terminar no nada.

A curiosidade é e será companheira inseparável. Gostaríamos de saber tudo, nos mínimos detalhes. Impossível. É necessário continuar caminhando, administrando os dias, na incerteza quanto ao último momento existencial. Pode gerar angústia desconhecer tais detalhes, como pode desencadear um dinamismo. Bom é viver bem, independente de como ou quando será a partida. Porém, há uma certeza: um dia será necessário partir.

Afirmar que a vida é passageira não é desconsideração. Pode servir de referência para avaliar o que é transitório e efêmero. Os dias se sucedem e não aguardam por aqueles que perdem tempo. Além do mais, o tempo qualifica escolhas e confirma opções. É considerado remédio para eternizar ou relativizar as ações. Nunca será possível depositar segundos e minutos num banco de horas. O tempo simplesmente passa.

Às vezes o olhar se perde no infinito e como se fossem momentos místicos, os pensamentos se elevam tentando alcançar um sentido para tudo. Uma profundidade suaviza as dúvidas e coloca asas ao desejo de perscrutar esse enigma que embala sonhos e tonifica a existência. Por uns instantes é possível acreditar que existe algo profundo que torna perene as buscas e cobre de idealismo as imperfeições do cotidiano.

Jamais saberemos detalhes. Mas a bondade que entrelaça as ações e reações deixa entrever que nem tudo é enigmático. Há sinais de eternidade nos dias que se fazem oportunidades. São portas entreabertas para o amanhã. Viver e conviver com certezas pode ser uma opção simples, mas carregada de profundidade, que gera felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário